livros

Mediação de Leitura – Um gosto compartilhado

Entre as atividades que me dão muito prazer está a de fazer mediação para Grupos de Leitura. Vejo esses encontros como exercício de empatia nos quais, além de entrar no universo dos autores e do personagens, podemos também conhecer outras visões, outras interpretações, sobre o mesmo material lido.

Tenho a sorte de colaborar para o Quartier des Arts, um grupo formado por pessoas apaixonadas por literatura, que se encontram para trocar experiências e dividir opiniões sobre obras diversas, sempre com um olhar crítico e a vontade de conquistar mais conhecimento.

A responsável por esse projeto é Rita Lobo, profissional da área de comunicação formada em Relações Públicas pela FAAP e Letras pela Université Nancy. Na sua visão, os encontros literários devem ter um conteúdo sólido, além de conduzir os participantes a descobrir suas afinidades em torno de uma mesma paixão.

Com pulso firme na organização e delicadeza na interação, Rita tem conseguido unidade e dinamismo nos encontros digitais e ao vivo. O resultado é um grupo atuante, engajado, que compartilha o prazer da leitura de forma intensa. Mas não é só isso. O Quartier des Arts também tem espaço para cinema, literatura clássica e artes plásticas, com colaboradores feras em cada uma das áreas. Vale a pena visitar o site (www.quartierdesarts.com.br) e conhecer mais da carreira de cada um desses profissionais. Muito bom estar entre eles!

Veja alguns livros que fizeram parte do repertório de leituras do Quartier:

Em Defesa de Jacob, de William Landay

As Avós, de Doris Lessing

Serena, de Ian Mc Ewan

Ódio, Amizade,Namoro, Amor,Casamento, de Alice Munro

A Festa da Insignificância, de Milan Kundera

A Solidão dos Números Primos, de Paolo Giordano

O Eterno Marido, de Fiódor Dostoievski.

Dois Irmãos, de Milton Hatoum

A Mulher que Escreveu a Bíblia, de Moacyr Scliar

Dom Casmurro, de Machado de Assis

Judas, de Amós Oz

O Arroz de Palma, de Francisco Azevedo

Minha Querida Sputnik, de Haruki Murakami

O Chamado do Anjo, de Guillaume Musso

A Marca Humana, de Philip Roth

As Montanhas de Buda, de Javier Moro

Amor, de Isabel Allende

gosto

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>