DESVANECER3

Não tem nenhuma ONG cuidando disso, gente! Então resolvemos fazer a Campanha pela Preservação da Palavra.  Comente abaixo com o vocábulo que você também adoraria ver salvo. Nada de apego, nem de norma culta, muito menos vontade de segurar a evolução linguística. É só pelo fato de gostar das bichinhas, mesmo…

DESVANECER3

INTEMPERIE3

IDIOSSINCRASIA3

JONGO3

 

TUIUIU3

Manifesto

A extinção das palavras é como a dos bichos. Elas param de mostrar os dentes, são domesticadas, entocadas e, por fim, desaparecem. Os dicionários passam, então, a colecionar fósseis. Eu me engajo na campanha da preservação das palavras. E se um linguista sincrônico me desafiar, me impedir de abraçar uma palavra para evitar que motosserras a destruam, aí é que eu viro ativista. Desembesto a falar desvanecer, idiossincrasia, inteligível, hirsuta, antológica ou qualquer outra opção anacrônica. Eu simpatizo pelos direitos das palavras ancestrais. O momento é de alerta, até palavras comuns, prosaicas, como imersão, inglório  estão na lista do iminente desaparecimento. São consideradas dinossáuricas e estão prestes a virar pó. Enquanto isso, os falantes da era mezzo zóica, mezzo muzzarela já têm de se atualizar sobre as novas espécies com os infantes e replicantes. Está tudo bem… o deboísmo está breve a virar verbete.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>